terça-feira, 4 de março de 2014

A DIFERENÇA ENTRE REDES SOCIAIS E MÍDIAS SOCIAIS

Embora os conceitos de mídia social e rede social não sejam padronizados, muito se tem falado sobre a diferença entre eles. Alguns estudiosos da comunicação dizem que os conceitos são iguais, outros dizem que possuem pouca relação. O fato é que tanto o mercado, quanto o meio acadêmico, necessitam de uma definição clara para se adaptaram à realidade da web e atuarem de modo consistente.
A grande maioria dos especialistas optam pela diferenciação dos conceitos e afirmam que a principal diferença entre eles é o foco. Enquanto que para as redes sociais o foco é o relacionamento, para as mídias sociais o foco é a divulgação de conteúdo. Isso não significa que não haja interação entre as mídias sociais, a tendência de hoje é ter tudo em um só lugar (convergência).
O termo rede social nasceu do conceito de sites de relacionamento. Em uma rede social, há grupos de indivíduos e/ou corporações que se relacionam das mais variadas formas: trocam informações relevantes, comunicam-se com amigos, paqueram, brincam com joguinhos, fazem propaganda etc. Trata-se, portanto, de grupos que interagem por existir algum nível de relação ou interesse mútuo.
Já as mídias sociais, divulgam conteúdo e, ao mesmo tempo, permitem alguma interação entre seus integrantes.  Um blog, por exemplo, tem o como foco principal disseminar conteúdo, porém a maioria deles permite que os leitores interajam entre si e com o criador desse conteúdo.  Nada impede, contudo, que um blog não permita que seus visitantes interajam e, mesmo assim, ele não deixará de ser caracterizado como mídia social.
Nota-se, portanto, que os conceitos estão interligados, de forma que uma rede social pode ser vista como uma espécie de mídia social, pois em toda rede social há divulgação de algum tipo de conteúdo, porém o foco principal é o relacionamento. Já em uma mídia social, como já comentado anteriormente, pode não existir interação.



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