sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O PAPEL DO PUBLICITÁRIO NO MERCADO TECNOLÓGICO


As novas tecnologias influenciam o modo como a publicidade deve ser apresentada e, assim, o publicitário tem que se adaptar a essa realidade de modo criativo e inovador para conseguir sobreviver no mercado. O avanço da internet proporcional tamanha interatividade entre consumidores e fornecedores e entre os próprios consumidores que o paradigma de consumo já não é mais o mesmo, o novo consumidor começa a perceber o seu papel e sua influência nas relações de consumo.
Esse avanço tecnológico traz uma infinidade de novos conceitos de serviços como, por exemplo, o uso de redes sociais. À medida que o consumidor percebe o tamanho de sua influência no mercado, o nível adequado ou desejado do serviço tende a aumentar também. Considerando que o nível adequado é o nível mínimo que o cliente aceita receber pelo serviço e que o nível desejado é aquele que ele gostaria de receber, mas compreende que nem sempre isso é possível, existe entre esses dois níveis uma zona de tolerância que deve ser respeitada.                   

Quanto mais perto do nível desejado a zona de tolerância estiver, melhor será o conceito do serviço no mercado e maior a satisfação do cliente:
            O novo consumidor é muito informado e, por isso, tende a conhecer cada vez melhor o produto ou o serviço que consome ou deseja consumir. Quando conhece o objeto do consumo, ele sabe o seu real significado, o modo correto como ele deve recebê-lo, passa a ter relação com outros consumidores e ser influenciado por eles e, assim, torna-se mais exigente.
                Para que as empresas se diferenciem competitivamente, elas devem manter uma relação duradoura e fiel com seus clientes, superando constantemente tanto o nível de serviço adequado, quanto o nível de serviço desejado. Diversas são as estratégias para conseguir esse objetivo, mas nenhuma delas é tão eficaz como a geração de fãs por meio da fixação da marca (branding). Fãs gastam mais, fazem propaganda gratuita por meio do famoso boca a boca (que tem enorme potencial nas redes sociais) e são fieis pelo tempo em que suas expectativas forem atendidas.
                O objetivo do publicitário hoje não é apenas alavancar as vendas das empresas clientes, mas impulsioná-las em direção da satisfação máxima do consumidor por meio do branding, ou seja, atingir o nível desejado pelo consumidor ou, se possível, ultrapassá-lo por meio da fixação da marca na mente do consumidor. Dessa forma, as novas tecnologias não podem ser uma pedra no caminho dos profissionais, mas ferramentas que devem ser conhecidas e dominadas por eles. O bom profissional não tropeça frente a um obstáculo, ai invés disso, cria uma ponte para ultrapassá-lo.

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