As
novas tecnologias influenciam o modo como a publicidade deve ser apresentada e,
assim, o publicitário tem que se adaptar a essa realidade de modo criativo e
inovador para conseguir sobreviver no mercado. O avanço da internet
proporcional tamanha interatividade entre consumidores e fornecedores e
entre os próprios consumidores que o paradigma de consumo já não é
mais o mesmo, o novo consumidor começa a perceber o seu papel e sua influência
nas relações de consumo.
Esse avanço tecnológico traz uma infinidade de novos conceitos de
serviços como, por exemplo, o uso de redes sociais. À medida que o consumidor
percebe o tamanho de sua influência no mercado, o nível adequado ou desejado do
serviço tende a aumentar também. Considerando que o nível adequado é o nível
mínimo que o cliente aceita receber pelo serviço e que o nível desejado é
aquele que ele gostaria de receber, mas compreende que nem sempre isso é
possível, existe entre esses dois níveis uma zona de tolerância que deve ser
respeitada.
Quanto
mais perto do nível desejado a zona de tolerância estiver, melhor será o
conceito do serviço no mercado e maior a satisfação do cliente:
Para que as empresas se diferenciem competitivamente, elas devem manter uma
relação duradoura e fiel com seus clientes, superando constantemente tanto o
nível de serviço adequado, quanto o nível de serviço desejado. Diversas são as
estratégias para conseguir esse objetivo, mas nenhuma delas é tão eficaz como a
geração de fãs por meio da fixação da marca (branding). Fãs gastam mais,
fazem propaganda gratuita por meio do famoso boca a boca (que tem enorme
potencial nas redes sociais) e são fieis pelo tempo em que suas expectativas
forem atendidas.
O objetivo do publicitário hoje não é apenas alavancar as vendas das empresas
clientes, mas impulsioná-las em direção da satisfação máxima do consumidor por
meio do branding, ou seja,
atingir o nível desejado pelo consumidor ou, se possível, ultrapassá-lo
por meio da fixação da marca na mente do consumidor. Dessa forma, as novas
tecnologias não podem ser uma pedra no caminho dos profissionais, mas ferramentas
que devem ser conhecidas e dominadas por eles. O bom profissional não tropeça
frente a um obstáculo, ai invés disso, cria uma ponte para ultrapassá-lo.
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