quinta-feira, 1 de maio de 2014

#OS BRANCOS NÃO SÃO MACACOS E OS NEGROS TAMBÉM NÃO!



A campanha lançada pela Agência Loducca, que disseminou a frase #SOMOSTODOSMACACOS em resposta ao suposto caso de racismo ocorrido no jogo do Barcelona contra o Villareal, no último dia 27, quando um torcedor lançou contra Daniel Alves uma banana no momento em que ele se preparava para bater um escanteio no jogo, parece-nos um tanto quanto duvidosa.  Leva-nos, até mesmo, a refletir se o fato é verídico ou manipulado para dar impulso a uma campanha que traz muitos benefícios para alguns.

Muitas frases poderiam ser usadas para falar de problemas sociais como racismo, mas creio que #SOMOSTODOSMACACOS não é uma delas. No contexto do ocorrido, caberiam, por exemplo, as frases #SOMOSTODOSENGANADOS para a parcela da sociedade que realmente aderiu à campanha, acreditando que estão se manifestando contra o racismo; #SOMOSTODOSALIENADOS para aqueles que compartilharam a ideia, sem, ao menos, saber o teor da campanha (e acredite, não são poucos); #SOMOSTODOSOPORTUNISTAS para a agência Loducca, Neymar e Luciano Hulk que provaram que sabem tirar proveito até das piores situações.

Não é de hoje que campanhas ditas "do bem" são usadas para trazer lucro e promover empresas, mas dessa vez o oportunismo mostrou-se ainda mais latente. Temos que conviver com campanhas manipuladas, que escondem o "lobo mal" que está por baixo da fantasia de “Chapeuzinho”, é preciso saber ler nas entrelinhas a verdadeira intenção. Qual empresa não quer ter alcance mundial, virar notícia em todas as mídias e viral na internet sem gastar um tostão para isso?

Temos que agir como seres humanos, pois os brancos não são macacos e os negros também não, mas quando vemos a quantidade de pessoas que reproduzem esse tipo de informação, imitando qualquer coisa que a mídia induz, sem pensamento crítico, notamos que a maior parte da sociedade está agindo realmente como macacos. Sejamos conscientes da realidade para não sermos engados por campanhas como essa. A publicidade verdadeira é aquela que induz o raciocínio e sua intenção é clara, e não mascarada.

Um comentário:

  1. Olá. estou tentando entrar em contato com vc, a respeito de uma mesa bistrô. Tem algum telefone fixo?

    ResponderExcluir